quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acne felina

Gente, achei esse post no blog do mãe de cachorro, e achei legal postar aqui também porque teve uma época que Apolo teve início de acne felina, no caso dele era a comida diferente que eu tinha comprado, que era gordurosa demais, mas vale a pena conferir outros possíveis motivos:

Mais comum do que se imagina, porque seu surgimento quase sempre passa despercebido pelos humanos, a acne de gatos é o assunto desta vez. Começa com algumas feridinhas no queixo e, se não tratadas, evoluem para feridas maiores e que demoram mais tempo para serem tratadas. Se forem identificadas precocemente, o tratamento é tranquilo e com sucesso quase sempre garantido. Normalmente são mais difíceis de serem inicialmente observadas em gatos com pelos longos ou semi-longos.

A pele dos gatos exibe glândulas que liberam substâncias que impermeabilizam a pele e o pelo e que, além disso, liberam odores específicos. Esses odores são importantes para a comunicação entre os gatos e até entre os gatos e os seus responsáveis. Os odores surgem através de uma secreção oleosa que é liberada principalmente nas patas, próximo das orelhas, na cauda e no queixo. Existem várias hipóteses para o surgimento da acne felina, que ocorre mais comumente nestas regiões onde existe maior quantidade de glândulas. Uma produção exagerada de secreção pode “entupir” as glândulas, a quantidade de secreção pode aumentar a proliferação de bactérias no local e as alterações nas glândulas podem causar coceiras que aumentam a chance de feridas e infecções. Mas existem outras hipóteses relacionadas ao surgimento da acne felina. Alergia ao pote plástico de comida e água, baixa de imunidade ou acumulo de comida e água no queixo do gato.

Dicas para minimizar a ocorrência da acne felina:
  • Examine com freqüência o queixo dos gatos, principalmente aqueles de pêlos longos.
  • Mantenha os pelos dos queixos limpos e curtos, para evitar acúmulo de alimento e água
  • Evite vasilhas plásticas se o gato apresentar sintomas de acne felina.
  • Gatos idosos podem perder o hábito de se higienizar mais satisfatoriamente e, assim, podem estar mais predispostos a desenvolver a acne felina.
Bem, não perca tempo ao notar alguma ferida no queixo ou nos lábios do seu gato. Leve-o ao veterinário imediatamente!

Um comentário: